Conhecido como Cristo de Planaltina, Claudio Abrantes, atual secretário de Cultura e Economia Criativa do DF, retornou aos palcos da Via Sacra da cidade. Interpretou de Jesus por 11 anos, agora, ele subiu ao Morro da Capelinha como Tiago, o apóstolo conhecido por enfatizar a importância da fé e das obras. A última participação dele na encenação tem 24 anos.
De 1991 a 2001, Abrantes encenou o papel principal na Via Sacra de Planaltina. Sempre ligado às artes e à cultura, desde então ele seguiu participando como fotógrafo, misturado em meio à multidão. No Domingo de Ramos e durante esta semana, nos ensaios, ocorreram encontros entre os dois Cristos, o antigo e o atual, interpretado por Rafael Gonçalves há dois anos consecutivos.
“Eu não tive como recusar o papel de Tiago, que é de destaque, fala muito também sobre mim e tanto me honra”, contou Claudio Abrantes. "Retornar a esse cenário, viver esse momento é algo que não sei descrever”, disse o católico fervoroso que, desde julho de 2023, é secretário de Cultura do DF.
Formado em direito, Claudio é policial civil aposentado e ex-servidor da Secretaria de Educação do DF. Como ator, o suplente de deputado distrital fez diversas outras peças teatrais e também tem em sua carreira quatro filmes produzidos no DF.