CASA BRANCA

Macron interrompe Trump em declaração sobre dinheiro enviado à Ucrânia

Encontro de Trump e Macron na Casa Branca ocorreu no dia que marca três anos da invasão russa ao território ucraniano

O presidente dos EUA, Donald Trump, e o presidente da França, Emmanuel Macron, realizam uma entrevista coletiva conjunta na Casa Branca -  (crédito: Jim WATSON / AFP)
O presidente dos EUA, Donald Trump, e o presidente da França, Emmanuel Macron, realizam uma entrevista coletiva conjunta na Casa Branca - (crédito: Jim WATSON / AFP)

Durante encontro na Casa Branca, nesta segunda-feira (24/2), o presidente francês Emmanuel Macron interrompeu Donald Trump quando o republicano afirmou que a Europa empresta à Ucrânia um dinheiro que pensa em recuperar.

"Não, de fato, para ser franco", disse Macron, tocando o braço do presidente norte-americano para interrompê-lo na metade da frase. "Pagamos 60% do esforço total e foram, como nos Estados Unidos, empréstimos, garantias, subvenções", acrescentou.

Trump sorriu e disse depois: "Se você acredita, para mim está tudo bem". O encontro de Trump e Macron ocorreu no dia que marca três anos da invasão russa ao território ucraniano.

O presidente francês disse que a paz não pode ar por uma "capitulação" da Ucrânia, mas que acredita que "um caminho" pode ser seguido com Donald Trump para encerrar a guerra. Macron também insistiu na necessidade de oferecer "garantias de segurança" para evitar que o presidente russo, Vladimir Putin, volte a atacar. "Queremos um acordo rápido, mas não um acordo frágil."

  • O presidente dos EUA, Donald Trump, e o presidente da França, Emmanuel Macron, apertam as mãos no final de uma coletiva de imprensa conjunta na Sala Leste da Casa Branca em Washington, em 24 de fevereiro de 2025
    O presidente dos EUA, Donald Trump, e o presidente da França, Emmanuel Macron, apertam as mãos no final de uma coletiva de imprensa conjunta na Sala Leste da Casa Branca em Washington, em 24 de fevereiro de 2025 Ludovic MARIN / AFP
  • O presidente dos EUA, Donald Trump, ouve o presidente francês Emmanuel Macron responder à pergunta de um repórter no Salão Oval da Casa Branca em 24 de fevereiro de 2025 em Washington
    O presidente dos EUA, Donald Trump, ouve o presidente francês Emmanuel Macron responder à pergunta de um repórter no Salão Oval da Casa Branca em 24 de fevereiro de 2025 em Washington CHIP SOMODEVILLA / GETTY IMAGES NORTH AMERICA / Getty Images via AFP

Tarifas

Macron espera ter "convencido" Donald Trump para livrar a União Europeia de novas tarifas aduaneiras que o republicano ameaça impor a aliados e adversários. Trump acusa particularmente os países da União Europeia de se comportarem de maneira "injusta" em relação aos Estados Unidos.

"Nosso desejo é que haja uma concorrência justa, uma concorrência equitativa entre nossas indústrias, um comércio mais fluido e ainda mais investimentos em ambos os lados do Atlântico", declarou Macron em coletiva de imprensa na Casa Branca.

Siga o canal do Correio no WhatsApp e receba as principais notícias do dia no seu celular

Com informações da AFP*

 

 

Aline Gouveia
postado em 25/02/2025 08:33 / atualizado em 25/02/2025 08:51
x