
A pesquisa Genial/Quaest divulgada nesta quinta-feira (3/4) mostra que, para 62% dos entrevistados, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) não deveria concorrer à reeleição. O número representa uma alta de 10 pontos percentuais em relação a pesquisa anterior, de janeiro.
O levantamento também questionou sobre o maior medo do eleitor: a reeleição de Lula ou a volta de Bolsonaro. Os resultados são próximos: 44% dizem ter mais medo da volta do ex-presidente e 41% dizem ter mais medo da reeleição de Lula.
No entanto, se a eleição fosse hoje, o presidente Lula venceria todos os candidatos da oposição, em todos os cenários de segundo turno. Caso o ex-presidente Jair Bolsonaro, que está inelegível até 2030, possa se candidatar, haveria empate técnico na margem de erro, com vantagem de 4 pontos percentuais para Lula.
Foram traçados seis cenários. Além do o ex-presidente Jair Bolsonaro, a lista inclui a exprimeira-dama Michelle Bolsonaro, os governadores de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos); do Paraná, Ratinho Júnior (PSD); de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo) e de Goiás, Ronaldo Caiado (União).
Além desses, a pesquisa listou o influenciador Pablo Marçal (PRTB), caso ele reverta a inelegibilidade, além do deputado federal licenciado Eduardo Bolsonaro (PL).
A menor vantagem do presidente de Lula, de 6 pontos percentuais, seria sobre Michelle e Tarcísio, e a maior, de 14 pontos, sobre Ronaldo Caiado.
A pesquisa foi realizada entre os dias 27 e 31 de março, e ouviu 2.004 brasileiros de 16 anos ou mais, por meio de entrevistas presenciais.
Siga o canal do Correio no WhatsApp e receba as principais notícias do dia no seu celular