Ao contrário do que diz o nome, o lobo-guará não tem parentesco com os lobos tradicionais. Apesar de parecer, ele também não vem da mesma linhagem das raposas. Mas então, o que ele é?
A espécie pertence ao gênero Chrysocyon, que significa 'cachorro-dourado' Ele também é o único representante desse gênero, o que o torna ainda mais especial.
As pernas longas, marca registrada do animal, são o resultado de uma adaptação ao bioma brasileiro. As longas pernas ajudam o lobo-guará a se locomover no cerrado, onde os arbustos são altos e densos.
Estima-se que haja 17 mil espécimes, que habitam desde o nordeste brasileiro até o norte do Uruguai. Segundo a lista vermelha da União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN), o animal é uma espécie quase ameaçada
Entre as principais ameaças, estão a caça, o desmatamento dos biomas e os corredores como estradas e ferrovias
O lobo-guará não costuma viver em grupo e é um animal bastante territorialista. O contato entre machos e fêmeas acontece praticamente apenas na época de reprodução.
Esse animais são 'monógamos facultativos'. Isto é, eles costumam manter uma relação monogâmica com o parceiro e cuidam juntos da prole, embora o macho não seja necessário para os cuidados
Os lobos-guarás não são totalmente carnívoros. Eles se alimentam de pequenos mamíferos, aves, répteis e insetos, além de várias frutas. Uma delas é conhecida como 'fruta-do-lobo', o animal é o principal disseminador das sementes dessa espécie.