
Presidente da CMA, Fabiano Contarato (PT-ES), ao lado da vice-presidente da comissão, Leila Barros (PDT-DF)
- (crédito: Geraldo Magela/Agência Senado)
O senador Fabiano Contarato (PT-ES) foi eleito, nesta quarta-feira (19/2), presidente da Comissão de Meio Ambiente (CMA) para o biênio 2025-2026. Ele terá como vice a senadora Leila Barros (PDT-DF), que ocupou a presidência no período anterior e foi indicada para o cargo pelos membros do colegiado.
Ao assumir a função, Contarato destacou os desafios ambientais crescentes e a necessidade de fortalecer a fiscalização, a educação ambiental e a legislação para punir crimes contra o meio ambiente. O parlamentar alertou que eventos extremos, como enchentes e queimadas, já impactam a economia e o bem-estar social, exigindo ações urgentes de mitigação e adaptação climática.
O novo presidente da CMA também enfatizou a importância da COP30, que será realizada em novembro, em Belém (PA), aí, segundo ele, vai colocar o Brasil no centro das discussões climáticas globais. Ele defendeu um debate responsável para equilibrar desenvolvimento econômico e preservação ambiental, se referia uma possível exploração de petróleo na margem equatorial.